The International 2022 – Singapore
As 20 melhores equipes do mundo se reúnem em Singapura para disputar o égide do imortal
Em 22 de maio de 2022 a desenvolvedora de jogos eletrônicos Valve, anunciou a sede da 11º edição do The International, o maior e mais aguardado evento do calendário do Dota2, pela primeira vez na história a competição será disputada no sudeste asiático. Outra novidade deste ano é que o evento principal será disputado em dois locais diferentes: os Playoffs no SunTec Singapore seguido pelas finais no Singapore Indoor Stadium.
O The International, ou simplesmente TI, é conhecido por todas as comunidades dos e-sports por conta de suas premiações milionárias que crescem ano após ano. US $10 milhões em 2014; US $20 milhões em 2016; US $30 milhões em 2019 e US $40 milhões em 2021.
Gráfico de comparação da premiação por hora
Em 2020, quando o evento celebraria sua décima edição as restrições relacionadas ao COVID-19 obrigaram a Valve a adiar a competição que estava originalmente programada para acontecer em Estocolmo, na Suécia, e foi transferida para Bucareste, na Romênia, em 2021.
Participantes
O The Internetional 2022 terá início em 15 de outubro, sábado, com participação das 20 melhores equipes do mundo no MOBA.
Doze (12) equipes se classificaram diretamente para o TI com os pontos somados no decorrer das três temporadas do Circuito Profissional de Dota2 (DPC). Outras seis (6) se classificaram através das Qualificatórias Regionais; uma equipe de cada região que sedia o DPC: América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental, Europa Oriental, China e Sudeste Asiático.
E as outras duas (2) vagas foram destinadas aos vencedores do Last Chance Qualifier (LCQ), onde competiram as equipes de segundo e terceiro lugares das eliminatórias de cada região.
As vinte equipes já classificadas para o The International
Brasil
O histórico brasileiro no The International é recente, a competição que é disputada desde 2011 só começou a ter representantes nacionais em 2018, com a classificação da extinta equipe da paiN Gamin que contava com os brasileiros William “hFn”, Otávio “tavo”, Danylo ” Kingrd ” e Heitor “Duster”.
Em 2021 o Brasil voltou a ter representação no evento, na ocasião o país foi a 4º maior representatividade entre jogadores profissionais, atrás somente das potências: China, Peru e Rússia. No total foram seis (6) brasileiros em duas equipes diferentes.
Nascido nos Estados Unidos e residente de Minas Gerais, o brasileiro de dupla cidadania Rodrigo “LESLÃO” jogou pela equipe norte americana Quincy Crew, enquanto a organização brasileira SG esports, classificou uma equipe totalmente nacional, composta por: Guilherme “Costabile”, Adriano “4dr”, Otávio “tavo”, Thiago “Thiolicor” e Matheus “KJ”.
Em ambas as participações o desempenho dos brasileiros foi irregular, tendo terminado a competição em 17th-18th nas duas oportunidades.
Esse ano, o The International vai contar com três (3) brasileiros, os experientes Rodrigo “LESLÃO” e Thiago “Thiolicor”, que jogam profissionalmente desde 2014 e 2016 respectivamente, se igualam a Otávio “tavo” e chegam ao seu segundo TI. Esse ano “LESLÃO” volta a defender uma equipe norte americana, dessa vez a Soniqs, enquanto “Thiolicor” compõe a equipe peruana Hokori.
Além da experiência de “Thiolicor” a Hokori também vai contar com o jovem brasileiro João “4nalog” que vem para sua primeira participação em um The Internacional.
Outro brasileiro que poderia compor essa lista e também jogar seu segundo TI é Guilherme “Costabile”, atualmente o jogador defende a equipe norte-americana nouns, porém, ele e seus companheiros não conseguiram avançar no Last Chance.
Transmissão
A transmissão oficial do The Internacional em língua portuguesa ocorre no canal oficial da Valve na Twitch e a cada ano que passa os números crescem ainda mais.
Fonte: escharts.com – Estatísticas de transmissão do The International 2018.
Fonte: escharts.com – Estatísticas de transmissão do The International 2019.
Fonte: escharts.com – Estatísticas de transmissão do The International 2021.
Para organizar toda essa produção a Valve conta um estúdio parceiro em cada uma das regiões de língua oficial (inglês, chinês, russo, espanhol e português), no Brasil o estúdio escolhido foi a BTSBrasilTV.
Consolidado como o maior estúdio independente da América Latina na Twitch, a BTSBrasilTV tem mais de 500 milhões de visualizações e mais de 600 eventos transmitidos de jogos como: Dota 2, CS:GO, LoL, Super Smash Bros, Rocket League, Pokémon Unite, Valorant e entre outros.
A enorme responsabilidade de ser o estúdio oficial do The International não é novidade para a BTSBrasilTV, que está desde sua fundação encarregada da cobertura completa do TI e esse ano atinge a marca de 8 anos na função.
Talentos
A transmissão oficial em língua portuguesa conta com consagradas personalidades que retornam ao patamar de Talento Valve após já estar nessa posição no ano passado além de novos talentos que despontaram no último ano e agora compõe a equipe que será responsável por transmitir todo o The Internacional para o comunidade brasileira de Dota2.
Talentos brasileiros que cobrirão todo o The International
Programação do evento
- Fase de Grupos – 15 de outubro – 18 de outubro de 2022 (23h BRT)
- Vinte equipes divididas em dois grupos de dez equipes
- As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para a chave superior do Evento principal.
- As equipes do 5º ao 8º lugar avançam para a Chave Inferior do Evento Principal.
- As equipes restantes em cada grupo são eliminadas.
- Evento principal – 20 de outubro – 23 de outubro de 2022 e 29 de outubro – 30 de outubro de 2022 (23h BRT)
- Dezesseis equipes jogam em uma chave de eliminação dupla.
- Oito equipes começam no Suporte Superior, oito no Suporte Inferior.
- Dezesseis equipes jogam em uma chave de eliminação dupla.
Para não perder nada do principal evento do calendário do Dota 2 fiquem atentos as redes sociais da BTSBrasilTV (@btsbrasiltv) e no canal da Twitch.tv/btsbrasiltv
Tags: