BTSBrasilTV – Notícias

Manutenção na cena profissional de Dota2 – A nova geração

A organização de esports NAVI anunciou que completou a formação do NAVI Junior Dota 2 . A lista apresenta jogadores jovens e talentosos com idades entre 15 e 17 anos. Todos eles estão entre os 300 melhores do server europeu.

O processo de seleção durou cerca de três meses. Ivan ” Artstyle “, o técnico da equipe, e ex jogador com duas passagens pela NAVI, com a primeira culminando no título do TI1 ao lado de ” Dendi ” e ” Puppey “, foi o responsável pela busca dos candidatos. 

O curador do projeto foi o chefe de esports do clube, Amiran ” ami ” Rekhviashvili, que já havia participado da criação do NAVI Esports Camp e do NAVI Junior CS:GO.

Então, com a palavra, aqueles que encabeçaram a empreitada:

Amiran “ami” NAVI’s Head of Esports:

“O NAVI Junior Dota 2 é nosso novo projeto destinado a desenvolver o cenário juvenil na Ucrânia e na Europa Oriental. Olhando para o sucesso de nossa academia de CS:GO, percebemos que podemos promover jogadores de classe mundial que serão leais ao clube e com quem será fácil trabalhar no futuro.

Acredito que outros grandes clubes seguirão nosso exemplo para impulsionar o cenário acadêmico de Dota 2 e melhorar o ecossistema da disciplina. Foi exatamente isso que fizemos no CS:GO”.

Ivan “Artstyle” NAVI’s Junior Dota 2 Coach:

“Jovens jogadores de Dota 2 sempre estiveram no radar, mas ninguém queria se comprometer com seu desenvolvimento profissionalmente. É sabido que a mudança de gerações dentro da cena profissional pode acontecer rapidamente.

Junto com a NAVI, percebemos que é importante pensar a longo prazo, então começamos a procurar jogadores. Sempre foi meu sonho desenvolver jovens talentos e compartilhar meu conhecimento com eles. Fico feliz por ter a oportunidade de fazer parte dessa história.

Estávamos procurando candidatos por quase três meses. A lista final foi composta por cinco jovens de 15 a 17 anos, cada um deles no top 300 do ranking. Eles não têm experiência no nível profissional, mas são dotados mecanicamente. Eu gosto que os caras não tenham padrões fixos. Eles querem jogar e desenvolver suas habilidades, sempre abertos a novas ideias. Torça para o NAVI Junior!”

Line-up NAVI Junior Dota 2:

uaTaras “gotthejuice” (Hard Carry, 17 anos)
lvRičards “Ri4man” (Midlaner, 15 anos)
uaYurii “pma” (Offlaner, 16 anos)
kzTamir “daze” (Suporte, 16 anos)
uaStanislav “Riddys” (Suporte dedicado, 16 anos)

uaIvan « Artstyle » Antonov (Coach)

A preocupação com a manutenção do cenário competitivo não é de agora, a cena competitiva do Dota 2, existe há 11 anos, e está começando a ver um grande grupo de jogadores mais velhos, incluindo o “aposentado” Sebatian “Ceb“, o já citado ” Puppey ” , ” KuroKy “, ” Fly “, “iceiceice” e tantos mais . 

A NAVI não é a primeira organização a enxergar o mercado dessa forma, já tivemos alguns projetos como a Virtus.pro Prodigy e a OG Seed que tinham esse mesmo intuito, porém infelizmente foram descontinuados.

De toda forma, a essência por de trás do projeto se manteve, a VP aproveitou bastante da sua “divisão de base” ao lançar ” DM ” e ” Nightfall “; Ivan ” Pure ” foi outro jovem lançado pela organização russa que agora brilha sob as cores da Entity.

Enquanto a OG talvez tenha tido o case de reformulação de maior sucesso, com a consagrada equipe bicampeão não conseguindo manter o ímpeto de outrora ” Ceb ” e ” N0tail ” sentiram que era a hora de passar o bastão para a próxima geração, e as apostas em jovens como ” bzm ” e ” ATF “, ambos com apenas 17 anos, foi um tiro mais do que certeiro.

A cena sul-americana não é exceção a essa tendência, player renomadas e experientes já flertam com a aposentadoria como são os casos de ” Tavo ” e ” Kingrd “, e novos talentos vem surgindo e ganhando espaço como os jovens midlaners ” James “, da South Team, e ” Alone ” que acabou de anunciar sua saída da Infamous.

https://twitter.com/Infamous_GG/status/1554139360202825728?s=20&t=MNlobN-8GX3q2CTAwxCTFg

Nosso querido Rodrigo ” LESLÃO ” já falou sobre o assunto em uma de suas transmissões na Twitch, para ele, os jovens jogadores não são inerentemente melhores do que os jogadores mais velhos. Lelis observou que o desejo de uma equipe de recrutar um jovem jogador é trazer uma nova perspectiva ao time, mas não faz sentido recrutá-lo apenas porque ele é jovem.

Como evidência, Leslao citou jogadores como Ceb, que recentemente venceu o ESL One Stockholm Major 2022 com a OG como substituto, para demonstrar que a idade não importa no Dota 2.

“Ceb tem 30 anos e ganhou um Major. Quantos anos tem N0tail? MoonMeander tem 30 anos e ficou em segundo. N0tail tem 28 anos e ganhou dois TIs. Não acho que a idade importe” , disse ele .

Em relação apenas ao jogo, Leslao disse que não acredita que haja diferença, mas passou a mencionar que os jogadores mais velhos começam a explorar mais fora do jogo, o que enfraquece o interesse pelo jogo com o passar do tempo.

“Acho que a maior diferença com a idade é que quanto mais velho você fica, menos interesse você tem no jogo. E quanto menos você joga, menos entusiasmado você fica porque tem outras coisas para fazer na vida.”

Por mais que Lelis tenha um ponto extremamente relevante o assédio aos jovens players tende a ser cada vez mais comum entre as organizações profissionais no Dota2, renovar é preciso!

Rolar para cima