O The Internacional 2022 nos proporcionou muita emoção e momentos memoráveis, talvez um dos mais memoráveis tenha sido a aposentadoria de MATUMBAMAN, o icônico jogador que chegou no TI através do Last Chance Qualifier com a desacreditada Team Liquid surpreendeu todos na sua ultima aparição mostrando que ainda tinha muito Dota2 para jogar e conquistando a 3º colocação no maior torneio do calendário Valve.
Hoje vamos revisitar um pouco da carreira do finlandês e mostrar o porque ele é tido como uma lenda!
Em toda sua trajetória profissional MATUMBA jogou 1636 jogos, com um excelente aproveitamento, 62,78%, no quesito winrate ele tem o 8º melhor aproveitamento entre os players com mais de 1.000 jogos.
Durante sua carreira MATU passou por algumas equipes, mas sem dúvidas a camisa da Liquid foi a que mais vestiu e com ela conquistou o The Internacional 2017, além da Liquid ele também passou por:
MATUMBA também jogou junto de seu amigo pessoal JerAx pela equipe finlandesa da 4 Anchors + Sea Captain, mas a extinta equipe não foi a única pela qual editaram dupla, eles foram juntos para a 5JuNgz e continuaram a parceria após a 5JuNgz ser adquirida pela Team Liquid, no total foram 365 jogos juntos, “1 ano de dupla” rs. Mesmo após a aposentadoria de JerAx eles continuaram juntos quando o bi campeão entrou na Team Liquid como um 2º coach em parceria com Blitz.
Porém, JerAx está longe de ser a maior dupla de MATU, seu grande companheiro de Dota2 e aquele com o qual divida a fase de rotas é outra lenda, Kuroky, juntos foram simplesmente mais de 800 partidas juntos e claro, o título de campeão do TI7!
Com tantos jogos na bagagem é natural que MATUMBA utilizasse de uma hero pool extensa, em sua carreira foram 89 heróis diferentes entre os mais diversos, desde Shadow Shaman à signatures heros, como: Lone Druid.
Falando em heróis assinatura, MATUMBA se aposenta sendo o player que mais atuou com Ursa e Necrophos e o terceiro que mais atuou com Lycan e Lone Druid.
Ele mostrou esses heróis ou pelo menos parte deles na trajetória do título em 2017 e também no ultimo torneio que disputou na carreira, podendo fazer desses seus quatro heróis assinatura.
De fato o finlandês vai deixar saudade, isso caso realmente se aposente, conhecemos o histórico de “aposentados” no Dota2, mas caso esteja convicto do seu caminho acredito que toda comunidade torce para que MATU continue de alguma forma envolvido com o jogo que tem seu nome imortalizado.
Texto por: Refresh