A Team Spirit conseguiu vencer a PSG.LGD nas grandes finais do Arlington Major 2022 para se coroar como o campeão do último major da temporada DPC 2021-22. Em um desempenho semelhante ao anterior no The International 2021, a Team Spirit superou a PSG.LGD nas Grandes Finais com uma exibição de pura classe.
Os atuais campeões do TI conseguiram passar pelas finais da chave inferior e agora levam para casa uma quantia de US $ 200.000. Infelizmente para o PSG.LGD, eles perderam sua segunda grande final consecutiva contra a Team Spirit em um torneio da Valve.
E claro, se vamos analisar alguma equipe, não poderia ser diferente, vamos discorrer sobre o desempenho da Team Spirit nesse último evento Valve antes do The International:
EQUIPES
O mais interessante de repararmos aqui nessas métricas é que a campeã Spirit não encabeçou nenhuma delas. Para não falar que a equipe não liderou nenhum item, a equipe foi quem terminou com o maior número de Last Hits (1178).
Os KPI’s que a equipe mais se aproxima do topo talvez sejam a chave do sucesso do atual patch, GPM e XPM. Mesmo assim, a campeã fica atrás de PSG.LGD, Team Aster, e Outsiders.
Outro ponto que ratifica a importância dessa métricas em específico foi o aumento da prioridade na construção de Mão de Midas nesse Major.
TEMPO DE JOGO
Outro ponto interessante de se reparar é que a equipe tem o segundo maior tempo médio de jogo, atrás somente da asiática BOOM Esports. Quando reparamos somente nas vitórias, a equipe foi a 5º que mais demorou para derrubar os ancestrais.
Digo ser interessante pois os drafts em um primeiro momento transpareciam ser de jogo rápido, porém com um olhar mais cuidadoso percebesse que o intuito não era esse.
Chen talvez seja o melhor exemplo, o herói que tem forte dano em estrutura e geralmente consegue impor pressão no mapa e consequentemente acelera o jogo, estava sendo muito utilizado para voltar com seu time para as brigas em equipe. Tema que foi bem discutido pelo coach Filipe “Astini”.
PLAYERS
Igualmente ao desempenho como equipe, individualmente os KPI’s de destaque da Team Spirit não são kills, deaths, assists nem ao menos o KDA e sim o GPM e o XPM.
Yatoro só fica atrás de Ame no quesito GPM e somente atrás de Pakzs e Ame no quesito XPM, fora esses parâmetros, nenhum player tem destaques nas tradicionais métricas analisadas.
HERÓIS
Antes de analisar o draft da equipe, entendi ser interessante mostrar quais heróis cada jogador atuou na competição. Destaque para o único jogador de Axe da competição, o idolatrado, Collapse!
DRAFTS
A principais escolhas da Team Spirit, Tiny e Snapfire, foram priorizados logo na primeira fase do draft, em todas as oportunidades que escolheram Tiny foi na primeira fase e na maior parte das escolhas de Snap também. Mais interessante ainda é perceber que ambos os heróis revezavam somente nas mãos do Mira e do TORONTO.
Outros heróis que chamam atenção são: Mars, pouco utilizado na competição, porém entre as principais escolhas da Spirit, e os invictos: Puck e Rubick.
A importância da Puck para a equipe fica evidente quando reparamos que além de estar entre os mais escolhidos é o herói mais banido pela Spirit.
Agora para finalizar, eu quero deixar uma questão no ar que também deixou TORONTOTOKYO com dúvida …
HATERS WHERE ARE YOU NOW?!
Texto por: Refresh