2º Semana DPC SA – informações e estatísticas
Como já é de conhecimento, terça é dia de descanso no Dota sul-americano, dia mais do que perfeito para pararmos e analisarmos como foi a ultima rodada e assim aquecermos para as próximas partidas da etapa de verão do Circuito Profissional de Dota2.
Hoje vou trazer a perspectiva individual de cada jogador das duas divisões do DPC SA, analisar as performances observando KPI’s como: KILLS, DEATHS, ASSISTS, KDA E GPM.
REPRESENTAÇÃO POR PAÍS
Já que vamos conversar um pouco sobre os players de forma individual, nada mais justo que trazer a representatividade de cada país dentro de todo o Dota SA.
Como já era de se esperar quem encabeça essa relação é o Peru, com 56 players de um total de 80, representando 70% de toda a cena, na sequencia vem nosso Brasil com 13 jogadores (17%) e seguidos de: Bolívia 4 players (5%), Argentina 3 players (4%), Equador 2 players (2%), Chile 1 player (1%) e Alemanha 1 player (1%).
Por curiosidade, o Alemão é o HC da Hokori, ” Yuma ” Benjamin Langlet que tem dupla nacionalidade, Alemão e Nicaraguense e o Chileno é o suporte dedicado ” 555 ” da Balrogs.
MÉDIAS NA RODADA
Bem, agora sim, vamos analisar os principais jogadores dentro de 5 parâmetros escolhidos e buscar encontrar tendências e ter insights sobre sua interpretação da posição que atuam. Os números que vou trazer são as médias individuais da rodada
Reforço que os números são um recorte da segunda rodada do DPC SA e não representam toda a competição.
KILLS
Em relação ao números de abates o natural é realmente vermos os HC’s e os MID’s se sobressaindo nesse quesito, da mesma forma que observamos na tabela acima, porém o “intruso no ninho”, o offlaner da beastcoast, Wisper, quebra essa tendência e muito por conta do seu desempenho de Mars contra a Tempest, simplesmente um KDA de 16/0/13.
DEATHS
Assim como no número de abates, um bom parâmetro para se analisar entre os heróis de maior prioridade de capitalização é a quantidade de mortes, se está morto, não está matando e nem ao menos farmando, o que prejudica bastante a progressão do jogo dos HCs e demais cores, por conta disso é natural vermos players dessas posições não sofrendo muitos abates.
Porém, nessa rodada a boa surpresa vem por parte do suporte da Dreamers Esports, DarknesK ou Dark_Demon, ao vencer a série contra a Balrogs o peruano morreu apenas uma vez com sua Mirana e duas ao interpretar Snapfire. Uma média extremamente baixa para players da posição.
ASSISTS
Agora sim um parâmetro onde é comum percebermos os suportes de destacando, número de assistências, 4 dos 5 principais players nesse KPI na rodada são suportes, exceto o offlaner da Thunder Awaken, Sacred.
E como o maior destaque da rodada, o suporte dedicado que veio direto das Open Qualifiers e vem surpreendendo junto da South Team, Luis. Não confunda com o offlaner da NoPing que na verdade, não é mais o posição 3 da equipe…
KDA
O KDA é uma equação comum no mundo dos Esports onde se tem uma noção da participação e do impacto de determinado player no jogo. E é calculado da seguinte forma: KDA= (KILL+ASSIST)/DEATHS.
Esse é talvez o principal parâmetro que meço para determinar o MVP da rodada, aquele que trouxe um maior impacto dentro de campo e vez a diferença para a sua equipe.
Toda semana a BTS posta em seu twitter o DPC SA da rodada, não deixe de acompanhar!
GPM
Assim como já estamos construindo esse entendimento à partir dos KPIs passados, capitalizar para a construção de itens é primordial na vida de todo bom Hard Carry, e nada mais comum do que aqueles que mais se destacam nesse quesito sejam os donos da posição 1 de sua equipe.
Porém, se espera ver na tabela os consagrados K1 e hFn deve ter se surpreendido com o HC da Ravens puxando a fila, boa semana para DaaD- ( também conhecido como Kapron), outro destaque é o brasileiro mini, que está debutando de posição 1 nessa temporada, após se consagrar como midlaner.
CONSIDERAÇÕES
Pode estar se perguntando o porque de analisar tantos KPIs que favoreçam a vista do jogo dos cores, porém, é uma questão de ser mais genérico ao analisar heróis diferentes atuando em um mesma posição, enquanto para os cores morrer menos, matar e capitalizar mais pode fortemente demostrar um bom jogo, para os suportes não é bem assim.
Analisar o game dos suportes é muito mais pontual do que genérico, por conta disso uma vista fria dos números trás menos luz aos jogadores dessa posição. Todavia, convido você para conversarmos sobre parâmetros interessantes ao se analisar os suportes do Dota2, vem comigo?
Espero que tenham curtido a análise dessa semana e se sentiram falta de algum parâmetro é só deixar nos comentários no post do twitter!
E lembrando, durante a etapa de verão do DPC SA semanalmente trarei esse formato de matérias. Aguardo feedback de vocês para sempre trazer o melhor para a comunidade BR de Dota2.