Ontem, dia 18/03, tivemos as partidas finais do Champion of Champions Tour South America, o CCT SA. O torneio, organizado e transmitido pela BTS Brasil, reuniu 24 equipes disputando uma premiação total de 25 mil dólares (cerca de 125 mil reais).
O último dia de disputa teve as equipes mais fortes da competição definindo suas posições, com a RED Canids sendo a representante dos times que vieram da fase de grupos, e os times convidados sendo representados por 9z, O Plano e Fluxo.
Nas semifinais, tivemos a 9z passando pela RED com relativa facilidade, enquanto que a outra partida foi o aguardadíssimo duelo entre Fluxo e O Plano, com este último vencendo após três mapas. Na grande final, a 9z garantiu o título do CCT SA 5 após três mapas, com direito a Overtime em um deles.
Abaixo, um resumo geral de como foram os combates:
RED Canids 0 x 2 9z
A primeira semifinal foi uma disputa apertada na Nuke, com cada um dos times fazendo 8 a 7 em cada metade do mapa. Com o empate, veio então o Overtime, que terminou com a equipe de dav1deuS e companhia vencendo por 19 a 16.
Os times seguiram então para a Ancient, onde o time argentino passou a dominar melhor: 9 a 6 na primeira metade, com os brasileiros anotando apenas 5 pontos na segunda parte. Dessa forma, 16 a 11 para a 9z, que garantia sua vaga na final.
O Plano 2 x 1 Fluxo
O combate mais aguardado do dia (e talvez dos playoffs) se iniciou também na Nuke, com o Fluxo dominando bem ao longo dos rounds. Na primeira metade, o time anotou 10 a 5, ficando em uma situação mais confortável que seus adversários. Ao final do primeiro mapa, 16 a 9 para o Fluxo, que tinha a chance de garantir a vaga na final se vencesse na Inferno.
Mas, não foi o que aconteceu: a sorte virou de lado e O Plano venceu na primeira metade pelos mesmos 10 a 5, marcando os match points necessários para fechar a conta. O placar terminou em 16 a 12, indicando que os campeões do CCT SA 4 ainda estavam vivos.
Por fim, o desempate veio na Mirage, com uma disputa mais apertada ainda: na primeira metade, o Fluxo abriu 9 a 6, vantagem que O Plano poderia reverter. E de fato reverteu: quando os times mudaram de lado, o quinteto de kNgV- anotou 10 pontos, o suficiente para vencer por 16 a 14 e garantir seu lugar na final.
9z 2 x 1 O Plano
O combate final do CCT SA 5 se iniciou na Inferno, como muitos outros ao longo da competição. E, como em alguns outros jogos, contou com um Overtime: 9 a 6 para a 9z na primeira metade, 9 a 6 para O Plano na segunda. Por fim, o time de shz venceu por 19 a 17, abrindo 1 a 0 na disputa pelo título.
Mas, o Overtime no primeiro mapa indicava que a 9z estava bastante viva no jogo, com os argentinos não estando dispostos a vender fácil a vitória. E assim, o time de buda e dav1deuS não só reagiu, como neutralizou totalmente o quinteto brasileiro: na Ancient, veio um inesperado 16 a 3 para a 9z, com O Plano não anotando ponto algum na segunda metade.
No último mapa da partida e do torneio, Nuke, seguiu-se o domínio dos hermanos: 10 a 5 na primeira metade, com um sonoro 6 a 1 na segunda. Com isso, o time da 9z fechou a conta em 16 a 6 para ficar com o título de campeão do CCT SA 5.
Com o primeiro lugar, a equipe argentina garantiu um prêmio de 11 mil dólares (cerca de 55 mil reais), com O Plano ficando com 5 mil dólares pelo vice-campeonato. RED Canids e Fluxo levaram 2,5 mil cada pelo terceiro e quarto lugares, com os times do top 8 (Corinthians, Arctic, Paquetá e Sharks) levando mil dólares.
Agora, o torneio retorna no dia 25/03 com o CCT SA 6, com maiores informações vindo ao longo da semana.
Para você que perdeu alguma partida ou quer rever, as disputas podem ser assistidas novamente no canal BTSBrasilFPS na Twitch.
Siga a BTS Brasil no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!
Texto por Vitor Santos