As qualificatórias para o The International chegaram ao fim, e portanto já conhecemos todos os 18 participantes do evento. Porém, há um grande feito que vem sendo discutido na comunidade de Dota2 com a conclusão das qualificatórias: o capitão da Team Secret: Clement “Puppey” se tornou o único player a participar de todos os TI’s!
O único que poderia alcançar o estoniano era o alemão Kuro “KuroKy“, mas para tristeza dos fãs, a Team Nigma não conseguiu se classificar para o TI10.
Kuro mantém números expressivos, além de ter participado de 9 entre 10 TI’s ele venceu o TI7 com a Team Liquid. Somente outros dois players conseguiram empatar em número de participações com Kuroky, o offlaner da Evil Geniuses, Daryl Koh “iceiceice” e o suporte dedicado da Team Aster, Zhang “LaNm”, porém nenhum dos dois venceu a competição ainda.
O cingapuriano da EG foi quem mais participou do TI por equipes diferentes: iceiceice vai defender o oitavo escudo diferente nas suas nove participações.
Obviamente outras equipes também contam com jogadores com experiência em TI; algumas tem toda sua line-up estreando no maior evento de e-sports do mundo. Assim, vamos analisar todos os jogadores das equipes classificadas assim como a participação de seus respectivos coachs (enquanto jogadores).
ALLIANCE
O atual campeão europeu conta com o experiente capitão Gustav “s4” que além de estar presente nos últimos 8 TI’s foi campeão do primeiro TI que participou, o TI3, com a própria Alliance, que na época contava com Pos1 – Loda; Pos2 – s4; Pos3 – AdmiralBulldog; Pos4 – EGM e Pos5 – Akke.
BEASTCOAST
A esquadra peruana vai para o segundo TI consecutivo junta, algo difícil no cenário de Dota2. Em 2019 os players defendiam as cores da Infamous e agora chegam na disputa com a bandeira da beastcoast no peito.
ELEPHANT
O DreamTeam Chinês é sem dúvida um dos mais experientes dessa edição e não só os players mas como também seu coach, “rOtk” disputou 4 TI’s consecutivos e enquanto jogador e já foi companheiro da atual dupla de suporte, Xie “Super” e Xu “fy” no TI4, jogando pela Vici Gaming.
EVIL GENIUSES
Todas as edições de TI contaram com um “gênio do mal”, porém nenhum título ainda veio para um dos players; o offlaner iceiceice está desde o TI1 jogando a competição, ficou fora somente do TI7, o menos experiente é o jovem midlaner filipino “Abed” Azel que já soma 4 TI’s e está desde os 17 anos disputando a competição.
Outro com experiência na competição é o coach Kanishka “BuLba” que na sua última participação, no TI7, jogou junto com Abed, Dubu, Forev e Mason pela Digital Chaos.
FNATIC
A equipe que surpreendeu todos com a classificação de virada em cima da TNC Predator pelas qualificatórias SEA tem Djardel “DJ” como uma das caras da equipe, o player vai para o 5º TI consecutivo com a Fnatic, sendo que somente Puppey supera o player em números de TI com a mesma equipe.
O coach SunBhie jogou o TI5 junto com a lenda Jerax pela MVP HOT6ix.
INVICTUS GAMING
A equipe multi campeã nessa temporada tem três players estreando nessa edição de The International, e o mais experiente é o habilidoso suporte 4 Hu “kaka“, eleito MVP da final do Major Singapura contra a EG.
OG
A organização e os players com mais títulos estão todos no mesmo lugar, OGesports! Da atual line-up, 4 dos 5 players já foram campeões de TI, além do fato de que 3 desses 4 são bi campeões consecutivos: Sébastien “Ceb“, Johan “N0tail” e Topias “Topson“. Fora os bicampeões, o atual HC “SumaiL” Hassan é o jogador mais jovem a ganhar um Internacional, tendo vencido o Internacional de 2015 quando tinha apenas 16 anos e 176 dias de idade.
O coach da equipe Titouan “Sockshka” atuou nos dois primeiros TI’s e no segundo foi companheiro do Ceb na Mortal TeamWork.
PSG.LGD
O mais experiente da PSG.LGD não está na linha de frente: o coach da equipe é a lenda chinesa Zhang “xiao8” que além de ter disputado os seis primeiros TI’s foi campeão do TI4 com a Newbee (equipe atualmente banida de eventos Perfect World e Valve Dota 2 indefinidamente).
Mas não é somente o coach que possui título de TI: o offlaner Zhang ” Faith_bian “e o suporte dedicado Zhang” y`Innocence ” foram campeões no primeiro TI que disputaram com a Wings Gaming.
QUINCY CREW
Equipe que dominou as Américas em 2020 e venceu a 2º temporada do DPC NA vem com uma equipe em sintonia. MSS, Quinn e Yawar disputaram o último TI juntos pela Newbee e MSS, Yawar e SVG jogaram o TI8 juntos pela VGJ.Storm o único da equipe de estreia na competição é o offlaner brasileiro Rodrigo “Lelis“.
SG E-SPORTS
Na equipe brasileira, o único que não está estreando na competição é o offlaner Otávio “Tavo“ que disputou o TI8 junto da paiN Gaming.
Essa edição marca o recorde de brasileiros em um TI, 6 players (4º país que mais está levando players para o evento), os 5 jogadores da SG esports mais Lelis da Quincy Crew; além do recorde de brasileiro é o maior número de sul-americanos em uma edição de The International, são 17, 10 peruanos (2º país que mais está levando players para o evento, atrás somente da China), 6 brasileiros e 1 boliviano.
T1
A maior parte da equipe da T1 está estreando no The International mas a equipe já mostrou ser extremamente letal e conta com os experientes Carlo “Kuku“, capitão da equipe e Park “March“, coach.
A organização que chegou ao Dota em 2019 marcou sua primeira temporada com a polêmica envolvendo a saída de Souliya “JaCkky“, após a classificação para o Major Singapura, para dar espaço para revelação Nuengnara “23savage” que saiu de forma conturbada da Vici Gaming. A equipe se mostrou firme na segunda temporada, conquistou o DPC SEA, terminou o Major Kiev em 3º lugar e foi campeão da ESL One Summer 2021 em cima da Virtus.Pro.
TEAM ASTER
O único estreante entre os players da Aster é o offlaner Lin “Xxs“, mas experiência não é o problema: o capitão e suporte dedicado Zhang “LaNm” soma 9 TI’s, a maior parte deles com a EHOME, e os demais players tem 3 TI’s cada.
A Aster foi campeã da primeira temporada do DPC Chinês, mas não conseguiu impor seu Dota nos eventos Major deste ano.
TEAM SECRET
A segunda equipe que mais soma participações individuais no TI conta com Puppey, que esteve presente em todos as edições do evento e foi campeão do TI1. Porém não é só o capitão que já conquistou um The International: o HC Lasse “MATUMBAMAN” junto com o coach Lee “Heen” foram campeões do TI7 com a Team Liquid.
TEAM SPIRIT
Em uma line-up repleta de estreantes, o mais experiente player vai apenas para o seu segundo TI, trata-se do capitão Yaroslav “Miposhka“. Porém, a experiência do coach Airat “Silent“, com 4 TI’s no currículo, pode render bons frutos para os vencedores das qualificatórias EEU.
THUNDER PRETADOR
Depois de surpreender o mundo com a atuação no Major Singapura a line-up da Thunder Predator vem para a disputa do seu primeiro The International. E, após a segunda temporada de DPC, a equipe trouxe uma nova peça para agregar na organização: o experiente player Clinton “Fear“, campeão do TI5 com a EG, que vem para desempenhar a função de coach e trazer experiência para a talentosa equipe peruana. Fear já foi coach da EG em duas oportunidades, em 2014 e 2016.
UNDYING
A Undying traz um mix de países em seu plantel: 1 peruano, 2 canadenses, 1 tcheco e 1 sul coreano, assim como um mix de experiência; o midlaner Jonathan “Bryle” e o offlaner Jonas “SabeRLight-” fazem sua estreia na competição, mas por outro lado o experiente Kim “DuBu” já jogou a competição por times SEA e NA e o suporte 4 David “MoonMeander“, por mais que esteja três temporadas de fora da competição, marcou época fazendo parte da primeira line-up da OG.
VICI GAMING
A Vici Gaming e seus atletas já tem histórico em TI’s: contando com seu coach, 4 dos 6 membros da equipe já estiveram na competição defendendo as cores da Vici. O destaque vai para o offlaner Ren “old eLeVeN“, que vai para seu 5º TI consecutivo. Essa edição ainda marca a estreia do jovem Hard Carry Yang “poyoyo” (também conhecido como “Erica“), que entrou na equipe após a polêmica envolvendo 23savage.
VIRTUS.PRO
A Virtus.Pro foi a única equipe que foi bicampeã invicta nas temporadas de DPC, porém não atingiu boas colocações no Major Singapura e Kiev. Assim, muito se questionou sobre a experiência da jovem e talentosa equipe e mais uma vez a experiência deles vai ser colocada à prova. Na prática, é a equipe mais inexperiente em The International ao lado da Thunder Predator, mas a TP sai na frente nesse quesito por conta da experiência de seu coach.
E deixo uma pergunta para finalizar a matéria, acha que equipes experientes na competição têm vantagem contra os estreantes?
Deixe sua resposta no post dessa matéria no Twitter da BTSBRASILTV!
Lembrando que o The International 10 foi remanejado para Bucareste, na Romênia, e ocorre do dia 07/10/2021 ao dia 17/10/2021.
Escrito por: Refresh