BTSBrasilTV

Assassin’s Creed Shadows é líder de vendas nos Estados Unidos

Jogo se mantém como o mais vendido no mercado estadunidense desde o lançamento

 

Texto: José Victor “Jasam” Almeida

Assassin’s Creed Shadows é o jogo mais vendido nos Estados Unidos pela terceira semana seguida, ou seja, o título está na liderança desde que foi lançado, no dia 20 de março. Em vendas absolutas no ano de 2025, o game só fica atrás de Monster Hunter, que está disponível no mercado há quase um mês a mais, desde de 28 de fevereiro. Se mantiver esse ritmo de vendas, a tendência é que não demore para Assassin’s Creed Shadows ocupar o primeiro lugar também em vendas totais.

Essas informações vieram a público através de postagem do especialista Mat Piscatella em sua conta na rede social Bluesky. Segundo Piscatella, que é diretor executivo e analista da indústria de jogos, os dados apurados são das receitas em dólar das vendas até o dia 5 de abril. “Aqui vai algo engraçado…Assassin’s Creed Shadows é líder de vendas nos Estados Unidos em todas as três semanas desde seu lançamento de acordo com a Circana’s Retail Tracking Service”, relatou o analista em postagem no Bluesky.

Críticas ao jogo

Mas por que Mat Piscatella considera essa informação engraçada? Isso pode ter a ver com o fato de Assassin’s Creed Shadows ter recebido inúmeras críticas na Internet por apresentar um protagonista negro em um enredo sobre os samurais japoneses. E o fato de estar vendendo tanto mesmo assim pode ser o quê faz o especialista considerar a situação “cômica” ou, ao menos, curiosa.

O protagonista do título da Ubisoft, Yasuke, é um samurai negro baseado em contos e textos da cultura japonesa. Yasuke é um personagem histórico real, quanto a isso não há dúvidas. O que gera debate e faz parte do público criticar o jogo é se Yasuke realmente se tornou um samurai. 

O personagem de fato batalhou ao lado de um dos maiores senhores feudais do Japão medieval, Oda Nobunaga. Porém, segundo historiadores japoneses, não há documentação e provas suficientes de que esse homem escravizado vindo da África tenha chego ao posto de samurai.

Essa polêmica fez até com que jogadores japoneses dessem início a um abaixo assinado que tinha o objetivo de denunciar “um grave problema de precisão histórica e uma falta de respeito cultural”. O documento reuniu mais de 100 mil assinaturas.

Apesar das reclamações e das movimentações de parte do público, não houve alteração em quem seria o protagonista do jogo, nem no enredo. Assassin’s Creed Shadows, que conta história de Yasuke, o samurai negro, é um sucesso de vendas.

Siga a BTSBrasilTV no FacebookInstagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!

Rolar para cima