Localizado no estado da Carolina do Norte, Raleigh entrou na mira de eventos de esports de várias modalidades
Texto: José Victor “Jasam” Almeida
Raleigh recebe a partir desta segunda-feira (07) a ESL One, um dos principais campeonatos no calendário da temporada competitiva de Dota 2. Apesar de ser uma cidade dos Estados Unidos menos conhecida, esse não será o primeiro grande evento de esportes eletrônicos que ela recebe. Nem será o último.
Em agosto de 2019, a cidade recebeu um Major de Rainbow Six Siege. Na ocasião, a organização russa Team Empire foi a grande campeã. E, para além da ESL One de Dota 2, já há outra competição de Tier S marcada para acontecer por lá. Em junho deste ano, acontece também em Raleigh o Major de Rocket League, o “RLCS 2025 – Raleigh Major”.
Por que Raleigh?
Mas por que essa cidade tão pouco conhecida globalmente está recebendo tantos eventos importantes de esports? Bem, os motivos exatos não dá para saber, mas há algumas informações que colaboram a favor de Raleigh.
O primeiro ponto a favor é a sua boa infraestrutura. A ESL One acontece no Centro de Convenções de Raleigh, conhecido por ser um espaço versátil e com equipamentos de ponta. O local já sediou diversos grandes eventos, como por exemplo o já mencionado Major de Rainbow Six Siege em 2019.
Outro fator a favor da cidade são os incentivos fiscais concedidos pelo governo do estado da Carolina do Norte e pelo município de Raleigh para atrair empresas de tecnologia e de eventos. Dois exemplo desses programas de incentivo são os Visit Raleigh e Visit North Carolina, esse segundo sendo um dos patrocinadores oficiais da atual edição da ESL One.
Nesses acordos para promoção do turismo na região são oferecidos subsídios e descontos para grandes eventos, justamente usando eles como pivô para atrair grandes quantidades de pessoas de fora. Um exemplo desses subsídios é que o governo pode reembolsar os custos de aluguel de arenas e hospedagem. Porém, não há informações oficiais se esse é o caso da ESL.
Outra questão que entra nessa soma a favor é que Raleigh faz parte do “Research Triangle”, uma região formada por Raleigh, Durham e Chapel e que é conhecida por concentrar várias universidade renomadas, como Duke, UNC e NC State. Assim, a proximidade com o público jovem e universitário cria uma base sólida de fãs de esports.
O estado da Carolina do Norte tem uma das comunidades de jogadores mais ativas dos Estados Unidos, tendo muito torneios locais e equipes universitárias de esportes eletrônicos.
Pontos turísticos de Raleigh
Raleigh é conhecida por seu forte turismo voltado para cultura e natureza. A cidade possui vários museus, como o Museu de Arte da Carolina do Norte (NCMA), o Museus de Ciências Naturais da Carolina do Norte, o Museu de História da Carolina do Norte e o Museu de Arte Contemporânea (CAM Raleigh).
A cidade também é conhecida por sua exuberante natureza e seus vários parques, sendo os mais famosos o Pullen Park, o Umstead State Park, o JC Raulston Arboretum e o William B. Umstead State Park. A maioria deles são ligados à botânica e à prática de esportes ao ar livre, como ciclismo, trilhas e hiking.
Curiosidades
- Raleigh está no coração do “Eastern North Carolina BBQ”, conhecido por seu molho de vinagre e pimenta. Um prato típico da região é o “chopped pork barbecue”, servido com coleslaw, uma salada de repolho, e hushpuppies, que são bolinhos de milho de milho fritos.
- Em 1994, Raleigh foi uma das primeiras cidades dos EUA a ter um cybercafé, o The Internet Cafe, anos antes da popularização da internet.
- Antes de Raleigh, as capitais do estado da Carolina do Norte eram New Bern e Edenton. A cidade foi escolhida como capital por sua localização central, evitando disputas regionais.
- Raleigh é conhecida como a “Terra dos Astronautas”. Vários astronautas da NASA estudaram na NC State University, incluindo Christina Koch, que detém o recorde de mulher que mais tempo ficou no espaço, um total de 328 dias.
- Em 1921, uma das ruas da cidade, a Fayetteville Street, foi uma das primeiras vias do país a ter iluminação pública elétrica.
- Raleigh possui alguns festivais, no mínimo, peculiares. Como o “BugFest” que promove a culinária e a degustação de insetos comestíveis. Um exemplo de um prato comum nesse festival é o grilo coberto de chocolate. Outro exemplo de festival alternativo é o “Hopscotch Music Festival”, que reúne bandas indie. Isso não é tão estranho, mas o diferencial mesmo é onde esses shows acontecem. As apresentações são realizadas em lugares totalmente inusitados, como estacionamentos e telhados de edifícios.
Assista à ESL One Raleigh 2025
A BTSBrasilTV transmite todas as emoções da ESL One Raleigh. Não perca nenhuma grande jogada e acompanhe a jornada das equipes até o tão disputado troféu.
Serão até três partidas acontecendo simultaneamente e você acompanha todas elas no YouTube e na Twitch da BTSBrasilTV. Os links para os canais você encontra abaixo:
- YouTube (três transmissões).
- Twitch BTSBrasilTV.
- Twitch BTSBrasilGames.
- Twitch BTSBrasilEsportes
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!