ECL Season 49 tem algumas datas conflitantes com torneios internacionais
Por Vitor Santos
A ESL Challenger League (ECL) Season 49 sul-americana teve três baixas nesta quarta-feira (15/01): Imperial, MIBR e paiN optaram por não participar da liga. Os demais times já estão cientes da situação, com seus substitutos já definidos.
A lista de participantes da ECL Season 49 também teve outra baixa anteriormente com a saída da Case, já que esta suspendeu suas atividades no CS2. Os substitutos das quatro equipes serão swingers (ex-Hype), Game Hunters, Yawara e Floripa Stars, com estas quatro equipes tendo passado pelo último relegation.
A ex-Hype caiu na Season 48, enquanto o quinteto da Floripa Stars (com a tag Joga de Terno), foi top 3 na ESEA Open Season 50, ao passo que a Game Hunters foi vice na Season 50 e a Yawara, terceiro lugar no mesmo torneio.
Motivos para a saída dos times brasileiros
Conforme apurado pela Dust2 Brasil, o fato da ECL não ser mais prioritária na classificação para a ESL Pro League (EPL) foi o fator decisivo, além da inflexibilidade nas remarcações de datas de jogos. Outro ponto levado em conta pelas equipes foi o risco da perda de pontos no Valve Regional Standings (VRS) no caso de derrotas para times piores ranqueados.
Vale ressaltar que, até 2024, a EPL era um campeonato franqueado, no qual as equipes filiadas da ESL tinham vaga garantida no campeonato. A situação mudou com as novas regras do competitivo, as quais determinam o uso do VRS para escolher as equipes convidadas.
Por estar entre os doze campeonatos que receberam exceções da desenvolvedora, a Pro League será transitória neste ano, ou seja, sem seguir totalmente a regra do VRS.
No caso da Season 21, a ESL convidou 12 equipes via VRS e manteve os times que já estavam classificados desde o ano passado ou que venceram os qualifiers regionais da ECL, casos de MIBR e paiN, ou que foram campeões dos torneios ESL Challenger.
Já na Season 22, o número de convidados via VRS aumentará para 15, com mais cinco vagas sendo destinadas aos campeões regionais da Challenger League. Ainda, a ESL fará quatro qualifiers: Ásia, América do Norte, América do Sul e Europa, com cada um dando uma única vaga.
Conflitos de calendário com outros campeonatos
A ECL Season 49 acontece entre os dias 21 de janeiro e 11 de maio. Neste mesmo período, também acontecerão dez torneios de tier 1, inclusive com alguns deles já contando com brasileiros. Mas, por conta do calendário trazer diversas oportunidades de competir fora do país (assim como a inflexibilidade da ESL), os times acabam tendo dificuldade de se planejar para jogar a ECL.
Até o ano passado, por exemplo, algumas equipes jogavam a fase de classificação um pouco depois do início do campeonato, mesmo com as mesmas já tendo compromissos internacionais marcados
Já no caso da inflexibilidade nas remarcações de datas, a ESL manteve a regra de que as equipes só têm direito a um reagendamento. Porém, para o ano de 2025, a ESL avisou os times que aceitará remarcação de partida no caso desta conflitar com algum outro torneio da própria organizadora.
Participantes da ECL Season 49
Fluxo
Sharks
BESTIA
RED
ODDIK
Solid
adalYamigos
KRÜ
Tropa do TACO
Swingers (ex-Hype)
Uno Mille (ex-Vikings)
Bad News Chickens
Game Hunters
Yawara
Bounty Hunters
Floripa Stars (ex-Joga de Terno)
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!