Valor é considerado bastante acima da média para a indústria
Por Vitor Santos
Call of Duty: Black Ops Cold War teve um impressionante custo de produção de 700 milhões de dólares (4,2 bilhões de reais) para ser desenvolvido, revelou um novo relatório.
Para fins de comparação, Call of Duty: Modern Warfare de 2019 custou 640 milhões de dólares (3,8 bilhões de reais), ao passo que Call of Duty: Black Ops 3 custou 450 milhões de dólares (2,7 bilhões de reais), de acordo com números confirmados pela editora Activision em um processo judicial, relatado pelo Game File.
Esses números acima, que cobrem o custo de cada jogo ao longo de seu ciclo de vida completo, são alegados, sugerindo que os mesmos também cobrem o desenvolvimento do suporte após o lançamento. Por outro lado, os números não incluem o valor separado gasto em marketing, o qual certamente incluiria centenas de milhões de dólares adicionais por título.
Outra comparação a ser feita é que os números superam em muito os orçamentos de desenvolvimento de praticamente qualquer game cujos dados já tenham sido revelados, considerando que os orçamentos de desenvolvimento muitas vezes sejam mantidos em segredo.
Um exemplo é The Last of Us Part 2, que custou 220 milhões de dólares (1,3 bilhão de reais) para ser feito, de acordo com um documento judicial da Sony publicado em 2023. O mesmo documento também revelou um custo semelhante de 212 milhões de dólares (1,2 bilhão de reais) para desenvolver Horizon Zero Dawn, com 300 funcionários vinculados ao projeto por até cinco anos.
Assim, pode-se dizer que Call of Duty: Black Ops Cold War não é necessariamente o game mais caro já feito, ainda que para um produto relativamente independente seja uma cifra bem alta. Outro dado que temos é do RPG de anime com gacha Genshin Impact, que tem um custo estimado de 900 milhões de reais (5,4 bilhões de reais) até o momento, com 100 milhões de dólares (600 milhões de reais) gastos no desenvolvimento inicial e 200 milhões de dólares (1,2 bilhão de reais) a cada ano desde então.
Opinião da indústria sobre os custos para se desenvolver um jogo
“Precisamos abordar… o custo explosivo do desenvolvimento de jogos”, disse o ex-presidente do PlayStation Worldwide Studios, Shawn Layden, em entrevista ao portal Eurogamer em dezembro de 2024, ao discutir os problemas enfrentados pela indústria de videogames atualmente, como a falta de originalidade devido ao conservadorismo que acompanha o risco de grandes somas de dinheiro para fazer jogos.
“A geração PS4, que foi a última com a qual estive associado, o desenvolvimento de jogos era de 150 milhões se você quer ser o melhor da linha, e isso é antes do marketing. Então, por essa matemática, os jogos PS5 devem eventualmente atingir 300 a 400 milhões de dólares, e isso é totalmente insustentável”, disse Layden.
O ex-presidente da PlayStation Worldwide Studios fez uma comparação para explicar os custos que a indústria dos games tem atualmente:
“É como se estivéssemos no final do século XVIII, e percebemos que construir catedrais é muito caro. Podemos continuar a construir esses edifícios enormes para Deus por essa quantidade incrível de trabalho e tempo? Ou deveríamos apenas construir quatro paredes e um teto, e isso é uma igreja, certo? Receio que tenhamos construído jogos AAA em um tipo de negócio de catedral, e ele simplesmente não pode crescer mais. Na verdade, provavelmente já cresceu demais”, completou.
Siga a BTSBrasilTV no Facebook, Instagram e Twitter e fique por dentro de tudo nos esports!